O que é endorsement?

Endorsement em português significa, patrocínio, endosso ou apoio, que é uma técnica que marcas usam para divulgar seus produtos.
Ocorre quando um musico recebe um produto ou serviço de uma empresa que deseja uma divulgação, seja em shows, gravação de álbuns (estúdio ou ao vivo), workshop, além do seu uso na mídia em geral.

Quem pode ser endorser?

Qualquer um que alguma empresa acredite que possa dar o resultado esperado na divulgação em seus equipamentos!

E quem é Edu di Carvalho para falar sobre esse assunto?

Bom vamos lá, vou contar um pouquinho da minha história e o porque acho que posso abordar tal assunto!

Nasci no interior de São Paulo, e com 18 anos comecei a tocar profissionalmente vivendo desde então de musica.

Comecei minha história na música em bandas de rock cover tocando sons de Bon Jovi, Metallica, Kansas Journey, Guns n Roses, Skyd Row, Europe e muitas outras grandes bandas.

Um tempo depois acabei indo tocar com bandas de baile de forró e sertanejo devido ao dinheiro que se ganhava já na época!

Foi então que comecei a produzir e gravar em estúdios do interior vindo mais tarde a gravar em estúdios de maior porte e tendo a oportunidade de tocar em trilhas musicais para programas como Globo Repórter, Terra da gente, Caminhos da Roca e Ana Maria Braga da TV Rede Globo.

E como sideman vim a trabalhar com diversos artistas, abrindo assim uma empresa de assessoria artística chamada Music8 Assessoria Artística a qual atendeu e atende grandes nomes como o apresentador Rodrigo Faro, o cantor, guitarrista e empresário Afonso Nigro (Ex Dominó).

Trabalhos diversos com artistas consagrados como Edson e Hudson, Mazinho Quevedo, Hugo e Tiago e outros grandes nomes da musica sertaneja.

Já com essa bagagem e experiência em mãos comecei então a fechar contratos com diversas marcas tendo hoje ao meu lado 17 marcas, entre elas 2 internacionais.

Bagagem e experiência essa que me levou a ser hoje o responsável por 2 marcas cuidando do Marketing e de fechar a equipe de endorser que representa as mesmas!

O que as empresas buscam para fechar contrato com um musico ou artista?

Visibilidade e a primeira coisa, pois quanto maior a visibilidade do artista maior será a visibilidade do equipamento ou marca em questão! Ou algo que chame a atenção da empresa que a faça sair de sua zona de conforto e vir a fechar um contrato com tal musico.

Quem pode ser endorser?

Qualquer um que tenha a visibilidade ou tenha algo que a empresa acredita ser um diferencial para vir a fazer seu produto ser visto e acreditado no mercado!

Hoje vejo músicos ou artistas que tem grande visibilidade em qualquer plataforma ou mídia digital, mas vejo também alguns que só em determinado segmento se destaca, alguns somente no Youtube, outros Facebook e outros no Instagram!

O que ganha um endorser?

Existem contratos diferentes hoje, alguns envolvendo equipamentos, desconto em equipamentos, e outros caches ou ate mesmo royalty e salários.

Hoje a maioria das empresas dão o equipamento para musico em troca da divulgação, mas existem casos de a empresa vender o equipamento a preço de custo ao mesmo, o que alguns criticam alguns músicos por aceitar tal situação achando que a empresa tem por obrigação de dar o equipamento ao musico e está tudo certo.

Tenho a sorte de todas as 17 empresas que represento hoje não pagar por equipamento de nenhuma, mas não critico o musico que tem um acordo de desconto com a marca.

Existem casos também de músicos com maior prestigio e nome no mercado ganharem salario da marca ou royalty quando o mesmo tem algum equipamento carregando seu nome, que são os chamados produtos signatário.

Devo querer ser endorser só para ganhar o equipamento?

Jamais!

Antes de querer representar tal marca você deve conhecer a mesma e seus produtos, e se for realmente algo que você usará porque acredita no equipamento e na marca aí sim feche a parceria.

Ah mais vejo vários endorser que não tocam o que eu toco ou não tem a visibilidade que eu tenho e tem grandes empresas que apoiam ele, e ai?

Pois é, mais alguma coisa a empresa que o apoia viu nele, seja um diferencial ou ate mesmo uma aposta de que ele vira a ser um grande nome ou terá uma grande visibilidade.

Existem músicos que usam tal marca de equipamento só pelo dinheiro?

Ah sim, com certeza existem muitos que praticam tal ato que considero desonesto, pois usam algo que não acreditam, isso quando chegam realmente a usar mesmo, alguns fazem os famosos vídeos reviews, assinam o equipamento, mas no palco ou estúdios você jamais verá o mesmo em meio a seus equipamentos! (risos).

Um resumo rápido do que penso…

Quer ser endorser?

Primeiramente conheça a marca e seus equipamentos antes de procurar a mesma.
Veja se realmente são produtos que você usara porque realmente são bons, e não somente pelo fato de ganhar.

Conseguiu o endorsement? 

Honre a empresa sempre, e cumpra o que combinou para que não se queime, deixe sempre a porta aberta caso um dia precise voltar!

A empresa estando bem você sempre estará bem também!

Se eu fechar endorsement com alguma empresa vou ter maior visibilidade e com isso conquistar outras?

Isso dependera do tipo de trabalho que você realizará.

Sou melhor que o outro músico porque tenho muitos endorsee?

Claro que não!

Volto a ressaltar que alguns músicos têm algo que as empresas buscam, e nem sempre e porque tocam mais ou porque são mais populares que outros!

Antes de pensar em ter marcas apoiando seu trabalho foque em ter um grande trabalho, foque em ser um musico com algum diferencial, construa uma carreira sólida e com isso verá que tudo será mais fácil quando você procurar alguma empresa ou até mesmo uma empresa te procurar.

Espero ter ajudado, pois tudo que coloquei nessa matéria são perguntas que me fazem no dia a dia!

Edu di Carvalho

www.edudicarvalho.com.br
www.instagram.com/edudicarvalho
www.twitter.com/edudicarvalho
www.facebook.com/edudicarvalho
www.youtube.com/edutheguitarman